top of page

A beleza de cultivar a leveza

  • Foto do escritor: Elaine Moreli
    Elaine Moreli
  • 22 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de nov. de 2022

Sirsāsana - parte 2


Sirsāsana

No post anterior, eu compartilhei sobre minha busca na compreensão de "usar a força sem fazer força". Dividi sobre minha experiência de escolher um àsana para trabalhar o equilíbrio da minha força. Instruída e encorajada por meus professores e mestres, meu último post foi um retorno ao momento em que decidi abrir meus olhos, ouvidos mente e coração.

Se você não leu, ele está aqui.


Existe um mistério quando a gente compartilha nossas experiências. Elas se tornam ainda mais vivas e nos impulsionam a seguir. Decidi então publicar este texto (parte 2) para contar dos benefícios de Sirsāsana.


Espero que alcance o coração de vocês, como alcançou o meu.

Namastê!



Efeitos de sirsasana.


Os livros antigos se referiam ao Sirsāsana como o rei de todos os asanase não é difícil encontrar as razões para isso. Quando nascemos, normalmente a cabeça sai primeiro e depois os membros. O crânio encerra o cérebro, que controla o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos. O cérebro é a sede da inteligência, do conhecimento, da capacidade de discernimento, da sabedoria e do poder. É morada de Brahman, a alma.


Um país não pode prosperar se carece de um bom rei ou líder constitucional para guiá-lo; do mesmo modo, o corpo humano tampouco pode prosperar sem um cérebro saudável.

O Bhagavad Gitadiz: “Harmonia (sattva), mobilidade (rajas) e inércia (tamas), tais são as qualidades nascidas da matéria; elas atam fortemente o morador indestrutível do corpo, ó tu de poderosos braços (Arjuna).” (Capítulo XIV, versículo 5.) Todas essas qualidades originam-se do cérebro e, algumas vezes, uma qualidade prevalece sobre as outras. A cabeça é o centro das qualidades de sattva, que controlam o discernimento; o tronco, das qualidades de rajas, que controlam a paixão, as emoções e as ações; e a região abaixo do diafragma é o centro das qualidades detamas, que controlam os prazeres sensuais, como o desfrute da comida e da bebida e a excitação e os prazeres do sexo.

A prática regular de Sirsāsana faz circular o sangue saudável e puro pelas células do cérebro. Isso as rejuvenesce de modo que o poder do raciocínio é aumentado e o pensamento se torna mais claro. O asana é um tônico para pessoas cujo cérebro se cansa rapidamente.

Ele assegura o suprimento adequado de sangue para as glândulas pituitária e pineal.

Nosso crescimento, saúde e vitalidade dependem do funcionamento apropriado dessas duas glândulas.

Pessoas que sofriam de insônia, perda de memória e de vitalidade se recuperaram por meio da prática correta e regular deste asanae se tornaram fontes de energia. Os pulmões ganham o poder de resistir a qualquer clima e de enfrentar qualquer trabalho, o que livra a pessoa de males como resfriado, tosse, tonsilite, halitose e palpitações. Ele mantém o corpo aquecido. Conjugado aos movimentos de sarvangasana é uma bênção para as pessoas que sofrem de constipação. A prática regular de sirsasanapromove um aumento notável na quantidade de hemoglobina no sangue.

Não é aconselhável começar com sirsasanae sarvangasana quando se sofre de pressão sanguínea alta ou baixa.

A prática regular e precisa de sirsasana desenvolve o corpo, disciplina a mente e amplia os horizontes do espírito. A pessoa se torna equilibrada e ganha confiança em si mesma na dor e no prazer, na perda e no ganho, na vergonha e na fama, na derrota e na vitória.

IYENGAR, B. K. S. Luz sobre o yoga, p 189 - 199





Commentaires


RECEBA EM SEU EMAIL

as publicações do blog

  • ELAINE MORELI
  • ELAINE MORELI

© 2018 by ELAINE MORELI. Todos os direitos reservados.

bottom of page