Chittavrtti e Yogasana
- Elaine Moreli
- 24 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2020
Normalmente, quando estamos fazendo àsana, só o corpo e a mente são considerados. Mas yogasana no seu verdadeiro sentido pertence a algo muito maior. Para explorar isso precisamos entender alguns termos.

Chitta: é uma completa composição da mente com todas suas facetas e componentes. Em outras palavras tudo que abrange a mente é chitta. As vezes é chamada de "consciência", mas não é um termo preciso. Para tentar transmitir o que é chitta, segue a sua composição:
mente - ego - inteligência - samskaras ( impressões ) - eu - memória - sentimentos - tendências - emoções - desejos - psique
Chittavrtti: para a maioria chitta é sempre preenchida por pensamentos. Estas ondas de pensamentos não permite que chita seja plácida, e elas nos governam completamente enquanto nos mantêm presos nas vicissitudes da vida. Essas ondas de pensamentos são chamadas de chittavrttis.
Chittavijnana: significa conhecimento sobre chitta. Compreender chitta é entender que ela participa de um esforço ( para mover essa composição) e como esse esforço é direcionado.
Àsana promove um campo abrangente para essa compreensão.
Yogasana: são percebidos como posturas do corpo. Que aumentam a flexibilidade, poder, potência, saúde e longevidade. No conceito popular, àsana é para o corpo e outros aspectos do yoga ( ex. meditação) são para a mente, psique, inteligência, emoções e consciência. Isso é um conceito errado, porque com esse sentido estamos compartimentando o assunto sobre yoga.

Outro pensamento é que àsana são posturas confortáveis e fáceis de executar. Patanjali define àsana como estável e confortável e que isso pode confundir as pessoas, principalmente com àsanas que envolvem difíceis contorções.
Para clarear os conceitos e o melhor entendimento sobre os àsanas, segue abaixo a citação do Yogasutra de Patanjali:
Sutra II.46 - Àsanas são posturas estáveis e confortáveis Sutra II.47 - Àsana é conquistado quando há total cessação dos esforços e a mente é capaz de estar absorvida no infinito. Sutra II.48 - Àsanas resulta na livre dualidade de chitta
Com essa referência dos estados da mente, os sutras indicam:
- Àsanas conduzem para absorção da mente no infinito - Àsanas resultam no estado neutro da mente - Àsanas são para algo muito além do físico e no entanto, os esforços para alcançar um àsana não podem ser negligenciados.
Consequentemente, o trabalho no corpo resulta num estado meditativo da mente, desprovido da dualidade. Fica claro que o objetivo maior dos yogasanas é chitta. O conceito estável e confortável não é para o corpo e sim para chitta.
Com isso nós entendemos claramente a definição dos àsanas.
- àsanas são feitos através do corpo, para chitta.
Àsana significa assento, cada àsana deve ser um assento a sua psique, assento para seus assuntos mentais, assento para sua conciência. A mente só se acalma quando há um assento.
Texto - Prashant Iyengar
Namastê!
Comments